Depois de mais de 20 anos, finalmente Richard Ashcroft irá receber direitos autorais por "Bitter Sweet Symphony"
25/05/2019 10:13 em Música

Depois de mais de 20 anos, finalmente Richard Ashcroft irá receber direitos autorais por "Bitter Sweet Symphony", a faixa que ele compôs quando era o vocalista do The Verve e se tornou o maior sucesso da banda britânica quando lançada em 1997. Até hoje quem estava recebendo uma boa parte dos direitos gerados pela faixa eram Mick Jagger e Keith Richards dos Rolling Stones e tudo por causa do uso de um sampler orquestrado.

Explicando: aquele riff que acompanha a música do Verve foi baseado em um sample retirado de uma versão de "The Last Time" dos Stones presente em um disco da "The Andrew Oldham Orchestra" (Oldham foi o produtor e empresário da banda na década de 60).

O problema, para o The Verve, é que todo o catálogo gravado pelos Stones nos anos 60 foi entregue para o empresário Allen Klein. Tido como um dos grandes "vilões" da história do rock, dada a sua voracidade com que perseguia seus lucros, Klein assumiu o controle empresarial dos Stones no final dos anos 60.

Quando a banda decidiu romper o contrato, o manager exigiu em troca ter o direto aos direitos autorais de todo o material composto por Jagger e Richards até aquele momento. A dupla obviamente se sentiu ultrajada com a proposta, mas sentiu que essa era uma perda que valeria à pena considerando o que eles teriam a ganhar no futuro, algo que se confirmou nos anos que vieram.

Klein, que morreu em 2009, assim que soube que um dos grandes hits de 1997 era baseado em uma canção de sua "propriedade", entrou com um processo e ameaçou retirar "Urban Hymns" do The Verve a não ser que recebesse todos os direitos de "Bittersweet Symphony". Para evitar um mal maior, Ashcroft concordou, e foi assim que a música, bizarramente, passou a ser creditada como de autoria de Jagger e Richards, algo que só agora está sendo corrigido.

A notícia foi dada pelo próprio Ashcroft quando subiu ao palco para receber o prestigioso "Ivor Novello" por sua contribuição para a música britânica na noite de ontem (23).

"Me dá um enorme prazer pode anunciar que, no mês passado, Mick Jagger e Keith Richards concordaram em me entregar a parcela deles em "Bitter Sweet Symphony". Essa notável guinada no rumo dos eventos tornou-se possível graças a um gesto magnânimo e cheio de bondade da parte de Mick e Keith, que concordaram também em retirar o nome deles da autoria da música e em repassar para mim todos os direitos autorais todos os direitos derivados da canção", disse o compositor e cantor que segue em carreira solo desde o final da banda, que chegou ao fim em 1999 e se reuniu brevemente entre 2007 e 2008.

Fonte: Vagalume

COMENTÁRIOS