Liderança militar do Irã foge após ataque ao centro de comando.
A ofensiva israelense ocorreu antes de um ataque aéreo que matou o chefe do Estado-Maior de Guerra do Irã, Ali Shadmani.
Publicado em 17/06/2025 14:33
MUNDO GOSPEL
Liderança militar do Irã foge após ataque ao centro de comando.

Os membros restantes da liderança militar do Irã fugiram após um ataque israelense atingir um centro de comando secreto utilizado pelo alto escalão do exército iraniano, segundo as forças israelenses. O ataque ocorreu na madrugada de terça-feira (17/6).

De acordo com o jornal The Times of Israel, o chefe da Diretoria de Operações das Forças de Defesa de Israel (IDF), major-general Oded Basiuk, informou que o principal quartel-general militar de emergência do regime iraniano foi neutralizado e que o ataque fez com que os membros restantes da liderança militar do Irã fugissem.

O que está acontecendo?

  • Na última quinta-feira (12/6), as Forças de Defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã.
  • O governo israelense já vinha, antes do ataque, subindo o tom contra contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com ameaças ao programa nuclear.
  • Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional. Israel, que é uma potência nuclear, via o avanço como uma ameaça.
  • Embora ambos os países sejam rivais históricos, o ataque levou ao aumento da instabilidade no Oriente Médio.

O chefe da diretoria informou que as forças israelenses “estão preparadas e prontas para continuar eliminando os chefes do terror no Irã, um por um”.

Novos bombardeios

O general de brigada israelense Effie Defrin afirmou que, na manhã desta terça e ao longo da madrugada, aproximadamente, 30 mísseis foram lançados contra o Estado de Israel. Segundo ele, “a maioria foi interceptada, mas alguns impactos foram identificados”.

Segundo a imprensa iraniana, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, alegou que os ataques israelenses ao Irã são contrários às normas internacionais e contradizem todos os padrões.

 

 

Comentários