MENU

Acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio autoriza as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos a abrirem nos três feriados de novembro: 2, Finados, que cairá num domingo; 15, Proclamação da República, num sábado; e 20, Dia da Consciência Negra, numa quinta-feira. O funcionamento do setor nessas datas, que é facultativo, está condicionado à homologação, em ambos os sindicatos, de termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, informa que, embora a convenção estabeleça um termo para cada feriado, a entidade patronal decidiu liberar em novembro a oficialização de um único documento para as três datas.
“Sabendo que as empresas sofrem prejuízo com o fechamento em dias consecutivos, o Sincomércio irá facilitar o processo de assinatura do termo neste mês,de modo a ajudar os empresários a incrementarem seus negócios”, acentua.
Braulio Rezende explica que o termo de adesão visa a regulamentar o expediente em ocasiões e horários especiais e ainda preservar os direitos trabalhistas dos comerciários.
“Caso os empresários resolvam abrir suas lojas, devem providenciar o termo nos dois sindicatos, para reforçar seu compromisso com as normas previstas no nosso instrumento coletivo de proteção aos empregados do comércio”, acrescenta ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.
Encontram-se na área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que precisam seguir igualmente a convenção coletiva de Nova Friburgo.
(Fonte: Site O Dia 21/10/25)