MENU

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou o Brasil durante uma reunião com o líder argentino, Javier Milei. Trump mencionou o encontro que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Nações Unidas e disse tido uma “boa conversa” com o brasileiro. Lula e Milei são adversários políticos.
O presidente argentino está nos Estados Unidos para discutir uma ajuda financeira dos Estados Unidos ao país. Durante um almoço com Milei, Trump falou com jornalistas e comentou sobre a relação com países da América do Sul.
Ao ser questionado sobre o motivo de apoiar a Argentina, Trump afirmou que os Estados Unidos não precisam ajudar países da região, mas que decidiu fazê-lo por considerar importante para o continente.
“Se a Argentina for bem, outros vão seguir o exemplo. E muitos outros já estão seguindo”, afirmou.
Em seguida, Trump disse que países sul-americanos estão se aproximando dos Estados Unidos e citou o Brasil como exemplo.
“E o Brasil, tive uma conversa muito boa com o presidente [Lula]. Eu o encontrei nas Nações Unidas antes de subir para discursar”, afirmou.
Trump também criticou o grupo dos BRICS, formado por países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O presidente norte-americano afirmou que o bloco representa uma tentativa de enfraquecer o domínio do dólar no comércio global.
“Estão todos saindo dos BRICS. Era um ataque ao dólar. Eu disse: ‘querem jogar esse jogo? Vamos colocar tarifas sobre todos os produtos que entrarem nos Estados Unidos’. Eles disseram: ‘estamos fora dos BRICS’. E agora ninguém mais fala disso”, afirmou.
(Fonte: Site g1.globo.com 15/10/25)