No dia 13 de julho o Brasil celebrou o Dia do Rock. Mas você sabe o porquê dessa data ter sido a escolhida?
14/07/2018 17:59 em Música

No dia 13 de julho o Brasil celebrou o Dia do Rock. Mas você sabe o porquê dessa data ter sido a escolhida? 

Tudo começou em 1984 quando o músico irlandês Bob Geldof (que cantava no Boomtown Rats) ficou chocado ao ver uma matéria na BBC sobre a crise humanitária pela qual passava a Etiópia. As imagens ainda chocam. Eram milhares de homens, mulheres e crianças, literalmente, morrendo de fome vivendo em enormes campos. O tipo de cena que achávamos que jamais teríamos de ver em pleno século 20.

Geldof sentiu que alguma coisa precisava ser feita. O problema é que ele não era exatamente uma superestrela. Sendo assim, de nada adiantaria ele lançar uma música ou sair fazendo campanha. Sua primeira atitude foi chamar Midge Ure, o vocalista do Ultravox, para ajudá-lo.

O resultado desse encontro foi a canção "Do They Know It's Christmas?". A segunda foi usar uma entrevista na BBC para recrutar o maior número possível de estrelas para a causa.

Sua ideia era simples, todos cantariam a canção composta por ele e Ure e assim ela chamaria a atenção do público e renderia muito dinheiro para a caridade.

O apelo funcionou, e no dia 25 de novembro, uma verdadeira constelação do pop inglês estava reunida para gravar a canção. Boy George, George Michael, Sting, membros do Duran Duran, Phil Collins, um ainda pouco conhecido Bono e vários outros deram o melhor de si.

Três dias depois, o single do Band Aid (o nome da "banda") estava nas lojas. O resultado foi o single mais vendido na história daquele país até então.

 

Fonte: Vagalume

COMENTÁRIOS