Com a sétima edição brasileira do Rock in Rio se aproximando, fizemos uma lista com os principais shows que rolarão no Palco Mundo
26/08/2017 17:44 em Música

Desde o seu início, em 1985, o Rock in Rio se especializou em criar um ambiente para uma série de shows memoráveis.

Quem teve a chance de ver (seja na Cidade do Rock, em casa ou mesmo no YouTube) os concertos de Queen, James Taylor, Prince, George Michael, R.E.M., Neil Young, Stevie Wonder, Beyoncé, Bruce Springsteen e tantos outros que passaram por lá nessas mais de três décadas que o diga.

Com a sétima edição brasileira do Rock in Rio se aproximando, fizemos uma lista com os principais shows que rolarão no Palco Mundo em setembro próximo, que prometem entrar para a história do festival.

Lady Gaga - Dia 15

Escalada para fechar o Palco Mundo na noite de abertura do Rock in Rio 2017, Lady Gaga chega para um show único no país que faz parte da "Joanne World Tour".

Além de termos a chance de vermos uma estrela do primeiríssimo time da música pop contemporânea, o show promete ser um dos mais elaborados já vistos no festival - o espetáculo é dividido em seis atos além do bis com um repertório que cobre toda sua carreira.

Justin Timberlake - Dia 17

Outro que chega para um show único no país, Justin Timberlake tem uma relação forte com o festival. Basta dizer que ele nunca pisou em um palco brasileiro fora da Cidade do Rock. O astro esteve no Rio em 2001 quando ainda era integrante do *NSYNC e em 2013, já como grande astro do pop moderno e também ator de respeito.

Como ele não está em turnê no momento, o concerto carioca promete ser um evento especial, e, de certa forma, imprevisível, mas com um setlist que deve trazer todos seus sucessos.

Def Leppard - Dia 21

Em 1984 o Def Leppard estava se tornando uma das maiores bandas do planeta. A banda havia conseguido penetrar no mercado americano com "Pyromania", seu terceiro disco (1983) que acabaria vendendo mais de 10 milhões de cópias por lá e o futuro parecia brilhante.

Para eles, o ano de 1985 começaria em alta, com um show em um novo festival chamado Rock in Rio, que teria também ídolos confessos deles como o Queen antes de começarem a se preocupar com o novo álbum.

Todos esses planos acabaram quando em 31 de dezembro o baterista Rick Allen se envolveu em um terrível acidente automobilístico que lhe custou um braço - e, imaginava-se, o seu posto no grupo. O show no Rock in Rio não aconteceu obviamente - o Whitesnake assumiu o posto - mas a banda perseverou. Allen aprendeu a tocar com um kit eletrônico feito sob medida para ele e o álbum seguinte - "Hysteria" de 1987 - vendeu ainda mais que o antecessor.

Pois agora, finalmente, o Def Leppard irá subir ao Palco Mundo na Cidade do Rock para mostrar o seu hard rock com pegada pop em um show que certamente estará entre os mais emotivos dessa edição do festival.

Guns N' Roses - Dia 23

A banda tem uma longa história com o festival - vide os inesquecíveis shows que eles fizeram no evento, especialmente em 1991 quando eles apresentaram em primeira mão algumas músicas ainda inéditas que se tornariam clássicas como "You Could Be Mine".

A banda retornou ao Rock in Rio em 2001 e 2011 (com uma formação bem distinta da vista por aqui nos anos 90) e fez show na versão portuguesa do festival em 2006.

O show de 2017 promete ser especial por marcar a reunião de parte da formação original - com Slash e Duff McKagan retornando aos seus postos - e por eles estarem dividindo a noite com o The Who. Os ingleses são influência confessa da banda e eles tocam uma cover de "The Seeker", com certa frequência nos concertos recentes. Será que veremos um encontro dos dois grupos na Cidade do Rock? Vale torcer.

The Who - Dia 23 de setembro

Em uma carreira que, entre idas e vindas, já passa dos cinquenta anos, finalmente o Brasil terá a chance de ver uma das bandas mais icônicas e importantes da história.

O guitarrista e compositor Pete Townshend e o vocalista Roger Daltrey são os sobreviventes da formação original do The Who (o baterista Keith Moon morreu em 1978 e o baixista John Entwistle se foi em 2002) e seguem tocando os seus grandes clássicos de maneira exemplar.

Os fãs de rock clássico certamente irão derramar lágrimas quando ouvirem "See Me, Feel Me/Listening To You, "Pinball Wizard", "Baba O'Riley", "Won't Get Fooled Again" e "Behind Blue Eyes" na Cidade do Rock.

Vale ficar de olho

Fãs de pop dos anos 80 poderão matar as saudades, ou finalmente ver ao vivo, duas duplas que marcaram aquela década. Os Pet Shop Boys (ao lado) se apresentam no mesmo dia de Lady Gaga (15) e mostrarão não só alguns de seus grandes hits, mas também faixas mais recentes que mostram que eles seguem relevantes.

Já os Tears For Fears, atração do dia 22 preparando terreno para o Bon Jovi, deverão mesmo carregar nos hits para levantar o público - até porque eles não lançam um novo disco desde 2004.

A se julgar pelos setlists mais recentes, os fãs podem esperar um show composto por sucessos imortais como "Pale Shelter" (1983) e "Everybody Wants To Rule The World" (1985).

A escalação nacional do Palco Mundo privilegiou artistas veteranos e com longa história com o festival - os casos de Ivete Sangalo (15), Skank (16), Frejat (17), Jota Quest (22), Titãs (23) e Capital Inicial (24). A exceção a essa regra é o Scalene, atração de abertura do dia 21 que terá a chance de mostrar o seu som nervoso e melódico para dezenas de milhares de pessoas.

Bandas como Maroon 5 (16), Aerosmith (21), Bon Jovi (22) e Red Hot Chili Peppers (24) todas acostumadas a tocar para grandes plateias e com inúmeros hits para levantar o público também não terão muita dificuldade para fazer shows dignos de um festival com a história do Rock in Rio.

Fonte: Vagalume

COMENTÁRIOS